Hipotireoidismo em gatos: causas, sintomas e tratamento

Se seu bigodudo está ficando obeso, dormindo muito além do que deveria e parecer sempre cansado, é bom ficar de olho.

Hipotireoidismo em gatos: causas, sintomas e tratamento

Quando se trata da sa√ļde dos gatos, é importante que o tutor esteja sempre atento a poss√≠veis alterações no organismo dos felinos. Existem v√°rios tipos de doenças que podem acometer os bichanos, e às vezes algumas delas se confundem, como é o caso do hipotireoidismo e hipertireoidismo em gatos. Então, como identificar cada um desses quadros e qual é exatamente a diferença entre eles?

Para esclarecer essas questões, a médica veterin√°ria Luciana Capirazzo, que é especialista em felinos no Hospital Vet Popular nos mostra algumas dicas:

Antes de mais nada, é necess√°rio saber que o prefixo "hiper" é utilizado para indicar excesso, enquanto que o prefixo "hipo" indica escassez ou falta de alguma coisa. O hipertireoidismo em gatos é uma enfermidade hormonal resultante do excesso do hormônio tireoidiano [tiroxina (T4) e triiodotironina (T3)] presente na circulação por um funcionamento anormal da gl√Ęndula tireóide. J√° o hipotireoidismo é uma enfermidade resultante da secreção deficiente desses hormônios.

Ainda é necess√°rio destacar que o hipotireoidismo em gatos é uma doença extremamente rara e geralmente não acontece de forma natural. No caso, a forma mais comum é iatrog√™nica, isto é, ela ocorre devido a complicações no tratamento de hipertireoidismo. De qualquer forma, é sempre importante ficar atento.

Quando o organismo felino passa a produzir uma quantidade insuficiente de hormônios da tireoide, é de se esperar que alguns sintomas possam aparecer. Bom, na verdade não é bem assim. De acordo com a médica veterin√°ria Luciana Capirazzo, os felinos são quase sempre assintom√°ticos, o que acaba dificultando um pouco a identificação de um gato com hipotireoidismo.

No entanto, existem sim alguns sinais cl√≠nicos que são considerados mais comuns quando o animal est√° sob esta condição, que é a letargia - cansaço excessivo - e o ganho de peso. Por isso, se voc√™ observar que o seu bigodudo est√° ficando obeso, dormindo muito além do que deveria e parece estar sempre cansado, é bom ficar de olho.