Bolovo, a deliciosa versão brasileira do 'Scotch Egg'

Clássico dos botecos, o bolovo une ovo cozido a carne moída bem temperada.

Bolovo, a deliciosa versão brasileira do 'Scotch Egg'

Todo paulista que é paulista de verdade já ouviu falar de bolovo - o bolinho de carne recheado com ovo que faz o maior sucesso pelos bares e botecos do estado. Um dos petiscos mais queridos nos bares de todo o Brasil, essa é a versão brasileira de um famoso salgado inglês. Isso mesmo! O bolovo também tem história para contar. A origem desse salgado é controversa, mas sabe-se que o Scotch Egg - o bolinho que inspirou o nosso bolovo - foi criado na Inglaterra no século 18. Não se sabe ao certo como veio parar aqui, mas o nome foi popularizado em 2004, com o programa Hermes e Renato, comediantes que produziram o documentário "Bolovo, a Ameaça Urbana", uma paródia do filme "Super Size Me", na qual um homem apenas se alimentava de bolovo.

Uma "bolota" de carne suína ou bovina moída - ou as duas misturadas – bem temperada com ervas, um ovo cozido em seu meio, empanada na farinha de rosca e frita. Esse petisco está por toda a parte em Londres, onde pode ser encontrado nos pubs, em quiosques nas ruas e até em versões congeladas nos supermercados. No Brasil, o bolovo geralmente é feito com metade de um ovo cozido e carne moída, coberto com uma massa de salgado - a mesma usada para produzir coxinhas e rissoles -, depois de empanado, frito em óleo vegetal bem quente.

Em algumas cidades o bolovo é chamado de ovo recheado, e não leva a carne moída, sendo apenas o ovo cozido, empanado na massa de salgado e frito. Mas as invenções não param por aí. Em diversos botecos, o ovo de galinha é substituído pelo ovo de codorna, e muitas vezes um molho picante também acompanha o salgadinho. Tem ainda o bolovo feito com bacalhau desfiado.

Com tantas versões saborosas do bolovo, esse petisco é unanimidade para que aprecia uma boa comida de boteco. Ainda mais quando ele vem acompanhado de uma cerveja estupidamente gelada! Bom apetite...