Plataforma Minha Indaiatuba é modelo inovador de governo digital

Aplicativo online reúne menus que facilitam o acesso da população aos serviços públicos.

Plataforma Minha Indaiatuba é modelo inovador de governo digital

A Prefeitura de Indaiatuba lançou nesta semana um aplicativo online e gratuito, desenvolvido com objetivo de aproximar ainda mais a administração municipal do cidadão. Conceitos como transparência, gestão e inovação integram a base da gestão do prefeito Nilson Gaspar desde o seu primeiro mandato. Mesmo antes disso, a cidade tem buscado o desenvolvimento tecnológico com a proposta de ampliar a qualidade de vida, o acesso e a participação das pessoas nas políticas públicas. O projeto é mais uma ação desenhada no Plano de Governo que agora se concretiza.

Na ferramenta digital disponível em Minha Indaiatuba, com apenas um clique é possível ter acesso a um painel de gestão pessoal para acessar informações e outras dez abas de serviços. Prevendo um avanço no desenvolvimento de softwares, o Departamento de Informática não hospedou o produto em lojas de aplicativos, mas o deixou aberto em endereço específico, para facilitar e democratizar o acesso. O sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria de Administração com apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, um trabalho que consumiu 18 meses de toda equipe.

No software estão, atualmente, disponíveis os serviços Minha Saúde, Minha Escola, Minha Casa, Minha Empresa, Meu Bem Estar, Minha Comunidade, Meus Tributos e Minha Agenda Cidadã. Para garantir a segurança do usuário, o acesso se realiza mediante o cadastro no sistema gov.br., dessa forma os dados do Governo Federal estão sincronizados com os do município fazendo com que a ferramenta mostra em cada um dos menus suas informações para acompanhamento.

Para o prefeito Nilson Gaspar essa é uma importante inovação que nasce com os olhos no futuro. "Quando a gente fala de tecnologia nunca é num tempo estático. Enquanto estamos aqui falando do Minha Indaiatuba, as nossas equipes já desenvolvem novas funcionalidades, que com o tempo vamos divulgar. Penso que a inovação só faz sentido quando ela, de fato, melhora a vida das pessoas, agiliza, facilita atendimentos, que podem ocorrer, por exemplo, de dentro de casa ou da própria empresa. É certo que alguns serviços ainda devem permanecer no formato presencial, mas nossa ideia é estar à frente do nosso tempo sempre, como é cultura aqui em Indaiatuba", comentou. Gaspar ainda explicou ao TERRATAVARES sobre a definição do nome. "Escolhemos Minha Indaiatuba para reforçar que o aplicativo e a cidade são daqueles que vivem aqui e ajudam nossa cidade a evoluir. Procuramos fazer o nosso melhor sempre pensando na cidade", garantiu.

O secretário de Administração, Luiz Henrique Furlan, ressaltou o empenho dos profissionais de TI. "Criar do zero uma ferramenta como essa não é tarefa fácil. Foram necessárias muitas horas de trabalho, pesquisa e dedicação dos funcionários, porque não se trata de um simples aplicativo, por exemplo, de entretenimento. Era necessário tornar algo repleto de conteúdo em uma interface simples para que todos pudessem compreender o funcionamento e utilizar com praticidade. Atingimos o objetivo, mas como todos sabem, o mundo virtual muda a todo tempo, portanto continuamos em busca novidades", afirmou.

Para a dra. Graziela Milani, secretária de Relações Institucionais e Comunicação, a plataforma ultrapassa as funcionalidades de serviços. "Pensamos no aplicativo em primeiro lugar para facilitar e agilizar o atendimento do cidadão, mas acredito que ele depois de pronto acabou indo além desse objetivo. Oferecemos às pessoas acesso a informações e ao histórico de seu relacionamento com a Prefeitura de forma individual e segura, o que garante uma transparência além do comum. Além disso, as pessoas podem enviar suas opiniões e sugestões sem sair desse mesmo ambiente. Vejo que temos que utilizar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas sempre respeitando a individualidade de cada um. Indaiatuba mais uma vez está à frente do seu tempo e, certamente, não pararemos por aqui", assegurou.