Trem Republicado

Secretário do Meio Ambiente faz esclarecimentos sobre ex-secretário, mas vereadores não ficam satisfeitos com respostas

Exoneração de ex-secretário do Meio Ambiente foi um dos principais assuntos. Vereadores também questionaram sobre as famílias do bairro João Jabour.

Por Sandro Rodrigues em 17/09/2022 às 13:08:15
Secretário do Meio Ambiente durante reunião com vereadores. Foto: Comunicação Câmara de Vereadores de Salto

Secretário do Meio Ambiente durante reunião com vereadores. Foto: Comunicação Câmara de Vereadores de Salto

Nessa sexta-feira, 16, o secretário municipal do Meio Ambiente, Flávio Roberto Garcia, foi até a Câmara de Vereadores de Salto para dar esclarecimentos acerca dos eventos que culminaram com a exoneração do ex-Secretário do Meio Ambiente, Oswaldo Antônio Dalla Vecchia. A convocação do atual secretário foi peloo vereador Antônio Cordeiro dos Santos.

A exoneração do Ex-Secretário, foi a primeira pergunta respondida por Garcia.

"Antes de qualquer consideração, quero dizer que é prerrogativa exclusiva do prefeito a nomeação e exoneração dos secretários e comentar os motivos e particularidades que deram ensejo ao desligamento do Oswaldo da Secretaria, eu estaria não apenas sendo invasivo, mas até deselegante com ambos por quem tenho amizade e profundo respeito".

Segundo informações que foram divulgadas pela imprensa local, um dos motivos do desentendimento entre o prefeito e o ex-secretário do Meio Ambiente, teria sido a ocupação irregular da comunidade João Jabour, que atualmente ocupa uma Área de Preservação Permanente (APP), sendo que algumas famílias já moram nesse local há mais de 20 anos.

"Ao todo eu estimo que exista por volta de 15 famílias ocupando aquele local que é uma área de preservação permanente do Ribeirão Buru após a captação máxima deixa de ser uma área de preservação permanente e essa ocupação é irregular e não pode continuar essa é a posição atual da Secretaria", disse Flávio Garcia.

O atual secretário do Meio Ambiente garantiu que na gestão dele, as famílias não serão retiradas do local sem que exista um destino correto para elas e isso deve vir de outras secretarias da prefeitura. Ele complementou dizendo que a Secretaria de Governo e a Secretaria de Ação Social, deveriam ser também convocadas para darem mais informações de quais projetos estão em andamento para a comunidade do bairro João Jabour. A resposta gerou uma certa insatisfação do vereador Cordeiro que esperava uma definição mais clara de Flávio Garcia sobre a situação das famílias.

"Eu fico triste de ouvir essa sua explicação, porque a pergunta no requerimento estava questionando exatamente a preocupação com aquelas famílias. Como o senhor está dizendo que isso tem de ser perguntado para uma outra secretaria, seria de bom senso ter trazido essa informação para que as pessoas lá não ficassem com essa preocupação, sem saber o amanhã. Pode chegar lá uma ordem de desocupação e tirar eles de lá. Então a minha principal pergunta vai continuar sem uma resposta para aquelas famílias que não sabem o que vai acontecer amanhã", disse Cordeiro.

Em suas redes sociais, o ex-secretário Oswaldo Antônio Dalla Vecchia, faz críticas a gestão atual.



Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003