Trem Republicado

Escolas e creches terão coleta de amostras de água para análise

Projeto foi aprovado pelos vereadores e secretaria da educação definirá como será a execução das coletas.

Por Sandro Rodrigues em 16/09/2022 às 10:57:57
Escola Estadual Tancredo do Amaral. Foto: Condephaat

Escola Estadual Tancredo do Amaral. Foto: Condephaat

Durante a 30ª Sessão Ordinária, realizada dia 30 de agosto, os vereadores de Salto aprovaram por unanimidade o projeto que dispõe sobre a coleta de amostras das águas de reservatórios das escolas, creches e unidades de saúde do município de Salto para análise. O projeto, de autoria do vereador Fabio Jorge Rodrigues, em parceria com o vereador Antônio Cordeiro dos Santos, vai verificar se a água de cada escola está em boa qualidade para o consumo. O vereador Fabio Jorge comentou sobre o projeto aprovado.

"É muito difícil fiscalizar isso, tanto a população, quanto os vereadores ou o próprio prefeito, porque são muitas unidades escolares e a gente tem essa dificuldade de ir em cada uma para verificar se a caixa d'água está limpa ou não. Então essa lei tem a ideia de que façam coletas semestrais e divulgar no diário oficial ou no site, a cada seis meses a qualidade da água. É importante que a gente veja se a água que as nossas crianças bebem, que os pacientes e o pessoal no hospital bebem, se está limpa".

O Secretário do Municipal do Meio Ambiente, Flávio Roberto Garcia, indagado sobre o projeto deu a seguinte resposta.

"Toda garantia adicional de que a água destinada ao consumo da população saltense é sempre positiva. Acreditamos que o SAAE Salto, que certamente tem mais informações a fornecer sobre o assunto do que a SMA, realize o tratamento à contento. Também acredito que a Secretaria de Educação faz um bom trabalho de manutenção nas escolas, garantindo que a água armazenada em suas caixas d´água não sofra qualquer tipo de contaminação".

A Secretaria Municipal de Educação informou que após sancionada a lei, vai definir junto aos órgãos competentes como será a execução dos trabalhos.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003