Trem Republicado

IBGE inicia coleta de dados para Censo 2022 em Salto

Ao todo, são 64 recenseadores, 10 agentes censitários supervisores e 2 agentes censitários municipais responsáveis pelos postos de coleta.

Por Wellington Caposi em 18/08/2022 às 12:02:17

Começou neste mês de agosto a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Salto, os recenseadores vão percorrer todo o território municipal, com o objetivo de visitar os domicílios, nos bairros urbanos e rurais.

O Censo estava planejado para 2020, mas foi adiado por causa da pandemia de Covid-19. O questionário básico demora de 5 a 10 minutos para ser respondido e os recenseadores estão orientados a realizar as visitas das 7h às 20h e também durante o fim de semana, até o final de outubro. Para segurança do morador, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site https://respondendo.ibge.gov.br/ou pelo telefone 0800 721 8181.

O Censo é importante para definição do Fundo de Participação dos Municípios, pelo qual o município recebe verbas públicas da União para investimentos em saúde, educação e segurança. Portanto, a participação dos moradores é fundamental para a cidade ser contemplada com precisão.

Todas as etapas do Censo 2022, incluindo as provas, os treinamentos e a coleta dos dados, seguirão protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

O Censo Demográfico constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país. O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões.

"Atender o recenseador do IBGE, devidamente identificado, para a finalidade da coleta de dados do Censo é obrigatório e essa obrigatoriedade está contida na Lei de Obrigatoriedade e Sigilo de Informações", enfatiza Ramon Warto Cyrineu Wolf, coordenador de Área Censo Demográfico 2022 de Salto.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003