Trem Republicado

Bertani x Saudino: os próximos passos desta triste história

O vereador Daniel Bertani pede a cassação do mandato de Vinícius Saudino. Após receber a denúncia, a Comissão de Ética da Câmara terá 60 dias para concluir o processo.

Por Sandro Rodrigues em 18/08/2022 às 11:58:24
Foto: Sandro Rodrigues

Foto: Sandro Rodrigues

No dia 3 de agosto, mais uma reunião na Câmara de Vereadores de Salto era realizada com a presença do prefeito Laerte Sonsin (PL) e secretários municipais. O debate acabou ficando acalorado após uma discussão verbal entre os vereadores Daniel Bertani (Podemos) e Vinícius Saudino (PSD), com assuntos pessoais.

Já no dia 9, o vereador Bertani protocolou na Comissão de Ética da Câmara uma representação contra Saudino, que responderá por quebra de decoro Parlamentar. Se julgado e condenado, ele poderá perder seu mandato de vereador. "Acho que o brasileiro está acostumado com impunidade e que político pode falar o que quiser, mas não é bem assim. A gente tem um regimento interno no qual ele quebrou por falta de decoro parlamentar e eu espero a cassação. Se realmente a gente quiser que a Câmara seja mais bem frequentada, temos que cassar o mandato dele para que os outros vereadores, não os atuais, mas os futuros vereadores tomem como exemplo. Que essa casa de leis seja respeitada, o regimento interno tem que ser respeitado, principalmente quando vira uma bagunça como sempre esse vereador faz. Então eu espero a cassação, nada menos que isso", declarou o vereador Bertani.

Procurado pela nossa reportagem para comentar sobre o pedido de cassação, o vereador Vinícius Saudino apenas informou que ainda não foi notificado e até o momento não tem o que falar. Em entrevista ao Portal Primeira Feira, Saudino diz que vê o pedido de cassação "como uma manobra de intimidação ou perseguição política", e afirma que é "fiel a esposa, aos amigos, familiares e eleitores".

O vereador Henrique Balseiros, presidente da Comissão de Ética, explica que após o recebimento da denúncia a comissão terá um prazo de 60 dias para concluir o processo: "O trâmite envolve o recebimento da denúncia e posteriormente solicitação de provas de quem acusa, observando sempre o direito da ampla defesa e contraditório. Após esse trâmite é que a Comissão de Ética estabelece o que será feito, se haverá algum tipo de punição e isso é decidido entre os integrantes da comissão. Dependendo do que for decidido, a situação pode ir a plenário para votação. Ressaltando sempre que essa Comissão de Ética é sempre movida pela total imparcialidade e que a denúncia recebida, será mantida em sigilo para que o processo ocorra da forma mais tranquila possível. Na semana que vem, iniciaremos os trabalhos nesse caso após a definição dos integrantes da comissão."

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003