Trem Republicado

Ribeirão Buru seca e região Noroeste de Salto entra novamente em estado crítico

Vários fatores contribuem com a baixa vazão do Ribeirão Buru: falta de visão, falta de investimento e represamento de água bruta por Indaiatuba.

Por Wellington Caposi em 17/07/2022 às 22:24:20

A baixa vazão verificada no Ribeirão Buru, que abastece a região Noroeste da cidade, fará com que o SAAE Salto volte a adotar o rodízio na região. A medida visa garantir que os bairros continuem sendo abastecidos de maneira mínima, previsível e igualitariamente. O rodízio de água começa nesta segunda-feira pelos grupos "C", que terá então a distribuição de água fechada todos os dias das 8h da manhã até as 8h da noite, e "A", que ficará sem receber água das 20h de segunda até as 20h da terça-feira, quando voltará a ser abastecido. Na terça-feira, 19, será a vez do grupo "B" ficar sem água por igual período, de 24 horas, e assim ele vai se alternando com o grupo A em abastecimento e desabastecimento. Confira nas ilustrações abaixo:

É importante destacar que as medidas podem ser reduzidas, ampliadas, implementadas ou suspensas a qualquer momento, a depender dos fatores climáticos e consumo. A população será informada de todas as decisões referentes ao Plano no site www.saaesalto.sp.gov.br e também através das redes sociais do SAAE.

PERFURAÇÃO DE POÇOS PROFUNDOS

Empenhado em buscar soluções para o problema, antigo, de falta d'água que afeta a região noroeste, o SAAE Salto contratou no ano passado um estudo para investigar a existência e a localização de águas subterrâneas (aquíferos) nela, que tem crescido bastante em empreendimentos imobiliários. O próximo passo será a perfuração, em breve, de um poço-piloto: se este for bem sucedido e for encontrada água em quantidade e qualidade satisfatórias, a previsão é que sejam perfurados outros cinco poços profundos, que podem gerar um acréscimo de 35% de água potável para suprir também essa expansão. A empresa responsável pela perfuração do poço-piloto já foi contratada, após licitação.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003