Trem Republicado

Exclusivo ao TERRATAVARES: Laerte Sonsin Jr. fala a verdade sobre exoneração do Secretário do Meio Ambiente

A exoneração do agora ex-secretário Oswaldo Dalla Vechia movimentou a política em Salto nesta semana.

Por Wellington Caposi em 08/07/2022 às 19:29:30

Uma denúncia ao Ministério Público teria sido a motivação para demissão de Oswaldo. Informação que o Prefeito Laerte Sonsin rebate com veemência "se fosse está a verdadeira razão eu teria exonerado ele em 15 de junho, quando enviou o e-mail ao MP", relatou o prefeito com exclusividade ao TERRATAVARES.

Buscar ouvir os dois lados de um fato é o papel do jornalismo, ainda mais quando dois agentes públicos são envolvidos e um possível crime de prevaricação por parte do prefeito é aventado. Desta forma o Prefeito Laerte Sonsin recebeu nossa equipe e contou com detalhes e provas sua versão da história envolvendo seu ex-subordinado Oswaldo Dalla Vechia.

Laerte apresentou a nossa equipe o e-mail que o então secretário enviou a promotoria dia 15 de junho passado, e relata que no mesmo dia já soube do fato e o encarou com naturalidade, pois já havia tido esta conversa - que na verdade foi uma troca de mensagens - junto ao Oswaldo. Desta forma, nas palavras do prefeito, caí por terra a ideia de que ele o exonerou em razão da denúncia.

No e-mail, Oswaldo cita que a invasão na APP do João Jabour estaria se ampliando, com autorização da Prefeitura. Ocorre que, conforme constatado pela equipe da secretaria da Ação Social, houve apenas o aumento de um novo morador e que os próprios moradores locais estavam se mobilizando para que esse novo morador se retirasse do local. Nossa reportagem teve acesso a mensagens trocadas entre pessoas que auxiliam aquela comunidade e o Prefeito, onde a preocupação daquela comunidade fica evidente e também o incômodo com este novo morador.




Laerte Sonsin Jr. ainda explica que um trabalho social naquela área já estava sendo feito, inclusive com mapeamento de todas as casas e das famílias existentes, com todos os dados possíveis. Esse trabalho, relata o prefeito, visa ter embasamento para que uma ação na área da habitação possa ocorrer e comenta "há sim uma questão ambiental. Mas, e o fator humano? Tem uma mãe solo com uma criança com problemas cardíacos. Não é simplesmente pegar um trator e passar por cima das construções. Dizer que há um favorecimento, que está omisso e inerte, isso não existe.".

Nesse momento de fala, a Secretária Mércia Falcini, em passagem pelo gabinete confirmou que o trabalho junto aquela comunidade é antigo e concordou que apenas uma nova construção fora identificada no local.

O QUE ENTÃO MOTIVOU A EXONERAÇÃO?

O modus operandi do Oswaldo, ao receber o e-mail da promotoria pedindo informações e solicitando que ações fossem tomadas, tomou a decisão e por si só, encaminhou uma espécie de plano de retirada daqueles moradores, solicitando inclusive apoio da GCM. "Eu só soube disso porque ele pediu apoio da Guarda Municipal. Foi enviado um e-mail por ele, para outra secretária pedindo informações e informando que no dia 1º de agosto, a secretaria iria iniciar essa intervenção. E tudo isso sem passar pelo gabinete. Nesse ponto houve a quebra de hierarquia e por essa razão é que ele foi exonerado", explica Laerte.

PREVARICAÇÃO, HOUVE?

O prefeito ainda relata que em se tratando de habitação social, não é uma questão tão simples de se resolver e aponta que há no momento três ocupações na cidade e que a do bairro João Jabour quando citado que ele "sabia que estavam lá", Laerte recorda que aquela situação tem mais de uma década, que é claro que ele sabia e que nunca esteve inerte ao problema. "A questão da prevaricação que estão falando é coisa política. Primeiro porque reflete um desconhecimento de causa, duvido que quem fale de prevaricação saiba o que realmente está acontecendo. Talvez nem saibam o significado da palavra. Houve até comentário de impeachment. Está bom, qual é o dispositivo de lei que está sendo infringido? ".

Em 2014. o então vereador Wilhes, in-memorian, protocolou um requerimento buscando informações da citada "invasão".




RELAÇÃO COM EX-SECRETÁRIO

Em sua expectativa, prefeito Laerte Sonsin Jr. deseja manter amizade com Oswaldo, "deixei muito claro para ele que apesar da exoneração eu quero tê-lo como amigo, mesmo porque sou amigo dele há muitos anos. Do meu lado, não há nenhum problema nesta amizade continuar. Espero que ele tenha a mesma postura.

Laerte aproveitou para enaltecer o trabalho do ex-secretário: "eu quero agradecer ao Oswaldo pelo trabalho que ele realizou, foi um trabalho muito bem desenvolvido, com os problemas que a gente sabe que faz parte do cargo. Mas ele fez bons trabalhos, que precisam ser enaltecidos. Não é fácil você ocupar uma secretaria, dar a cara a tapa, entrevista ao vivo, fazer um trabalho junto ao Meio Ambiente que ás vezes é mal compreendido, audiências públicas. Tudo isso não é um trabalho fácil e ele fez muito bem. Só tenho que agradecer".

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003