Trem Republicado

Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil mostra Salto como a 38ª melhor cidade do Brasil

A intenção do índice é orientar a ação política de prefeitos, definir referências e metas com base em indicadores e facilitar o monitoramento dos ODS em nível local.

Por Wellington Caposi em 08/07/2022 às 10:46:13

Lançado nesta sexta-feira, 8, o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br), uma pesquisa realizada entre as 5.570 cidades brasileiras, traz a Estância Turística de Salto na 38ªcolocação do ranking das cidades brasileiras em desempenho nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A pesquisa avaliou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de todos os municípios brasileiros, com a identificação de resultados e desafios na busca pela melhoria das condições de vida das pessoas.

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR) faz parte de uma série de relatórios produzidos pela Sustainable Development Solutions Network (SDSN) para acompanhar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos países membros da ONU, como o Brasil. Tem como objetivo estabelecer os ODS como ferramentas úteis e efetivas para a gestão pública, auxiliando na ação política nos municípios brasileiros. O monitoramento de indicadores permite guiar as prioridades dos governos locais de acordo com os desafios identificados a partir da análise de dados.


Segundo o índice, Salto é a 38ª cidade em Desenvolvimento Sustentável, com 61,9 pontos - num total de 100 -, ficando atrás de Indaiatuba (62,3) e na frente de Itu (60,7). Das 17 ODS analisadas na Estância Turística de Salto, apenas duas foram destaques, sendo elas na ODS Energia Limpa e Renovável e na ODS Indústria, Inovação e Infraestrutura. Os pontos negativos a serem observados com mais profundidade pelos gestores públicos são os das ODS Saúde de qualidade; ODS Educação de qualidade; ODS Igualdade de gênero; ODS Reduzir as desigualdades; ODS Proteger a Vida Terrestre e ODS Paz, Justiça e Instituições eficazes.

AQUI, é possível fazer a comparação entre cidades, estados, regiões, e até mesmo biomas diferentes, quanto ao nível de desenvolvimento sustentável.

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR) , que coloca o Brasil como o primeiro país do mundo a avaliar os avanços e os retrocessos da Agenda 2030 da ONU, é fruto de uma parceria entre o Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), entidade que estimula a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras, e a Sustainable Development Solution Network (SDSN), uma iniciativa que nasceu dentro da própria ONU para mobilizar conhecimentos técnicos e científicos no apoio de soluções em escalas locais, nacionais e global.

O lançamento dessa importante ferramenta de gestão pública aconteceu nesta sexta-feira, 8, durante a 1ª edição do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, que está acontecendo em São Paulo, no pavilhão da Bienal do Ibirapuera, até neste domingo, 10.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003