Comida, decoração, fogos; saiba tudo para o pet ter um fim de ano tranquilo

Comida, decoração, fogos; saiba tudo para o pet ter um fim de ano tranquilo

Festas de fim de ano s√£o marcadas, tradicionalmente, por casa cheia, aromas e fogos. Neste 2020 da pandemia, em que o ideal ainda é manter o isolamento, é prudente que as reuni√Ķes em fam√≠lia n√£o aconte√ßam como antes. Mas decora√ß√£o, comida t√≠pica e roj√Ķes devem continuar presentes. E isso implica riscos para a sa√ļde dos pets. Nesta época, cl√≠nicas costumam registrar aumento nos atendimentos por intoxica√ß√£o alimentar ou acidentes com enfeites de Natal. Se o pet passar mal ou se ferir com a decora√ß√£o, n√£o tente receitas caseiras. Identifique a causa, acione o veterin√°rio de confian√ßa e busque atendimento espec√≠fico.

Saiba tudo para o pet ter um fim de ano tranquilo:

O pecado da gula

Uma cena cl√°ssica na ceia é o cachorro tentar roubar comida do prato de alguém. Mas, para evitar cólicas, vômitos e diarreia, o ideal é manter a dieta e só oferecer o que pet j√° est√° acostumado a comer. Mantenha o cachorro longe de doces e comidas gordurosas. Uvas - naturais e passas - e macad√Ęmia também podem fazer mal, conforme quantidade ingerida e o peso do animal. Caso receba alguém em casa, oriente o convidado a n√£o dividir o prato com o peludo, j√° que alguns alimentos e temperos s√£o tóxicos ou de dif√≠cil digest√£o e podem acabar com a festa do bichinho. Se quiser fugir da ra√ß√£o, use produtos feitos especialmente para os animais. H√° panetones, chocolates e até vinhos que n√£o fazem mal a eles, mas devem ser oferecidos com modera√ß√£o. O mimo é v√°lido, mas seja petisco próprio para animais ou caseiro, idade e condi√ß√£o de sa√ļde devem ser levadas em conta. E é sempre bom consultar a opini√£o do veterin√°rio.


Decora√ß√£o n√£o é divers√£o

Bolinhas e luzes piscando podem transformar a √°rvore de Natal em um parque de divers√£o para c√£es e gatos. Mas eles podem engolir pe√ßas, sofrer ferimentos e até choques elétricos. Filhotes, que roem tudo o que acham pela frente, podem se interessar também pelos fios do pisca-pisca.

Chique é estar confort√°vel

Fantasiar o cachorro de Papai Noel pode ser quase irresist√≠vel para os tutores. No entanto, roupinhas e adere√ßos natalinos, assim como fantasias de Carnaval ou de festas juninas, devem ser confort√°veis e n√£o limitar os movimentos. O tutor deve sempre levar em considera√ß√£o se o animal est√° acostumado a usar roupinhas. Além disso, o calor pode incomodar. Uma alternativa é colocar a roupinha apenas para uma sess√£o de fotos ou para um momento especial da noite. Com a audi√ß√£o muito mais agu√ßada do que a do ser humano, os c√£es sofrem com barulhos extremos.


A tortura dos fogos

Fogos de artif√≠cio, trov√Ķes e ru√≠dos excessivos - como m√ļsica muito alta - s√£o inimigos dos animais, que t√™m audi√ß√£o extremamente sens√≠vel. Assustado, o cachorro pode tentar se esconder ou fugir. E, assim, pode pular janelas, correr para o meio da rua ou se machucar com objetos mesmo dentro de casa. C√£es e gatos com problemas de sa√ļde devem ter aten√ß√£o especial, principalmente aqueles com doen√ßas card√≠acas. A dessensibiliza√ß√£o deve come√ßar meses antes do per√≠odo de festas, mas algumas dicas podem ajudar na hora da queima: agir de forma natural e entreter o pet com o brinquedo preferido; deixar o animal em um cômodo tranquilo, onde o som seja mais abafado; n√£o for√ßar situa√ß√Ķes desconfort√°veis e deixar que ele se esconda sob algum móvel; colocar algod√£o no ouvido, superficialmente para n√£o machucar e apenas enquanto durar o barulho. É importante que ele use plaquinha de identifica√ß√£o, com nome e telefone do tutor para contato. Isso ajuda - e muito - em caso de fuga.

Focinhos ao vento

Se, apesar da Covid, a fam√≠lia optar ou precisar viajar, o pet deve ser transportado de forma segura e confort√°vel no carro: em caixas ou bolsas apropriadas, no banco traseiro, com cinto de seguran√ßa; n√£o permita que ele coloque a cabe√ßa para fora da janela; use coleira e guia. Contra enjoos, o cachorro deve ser alimentado tr√™s horas antes da partida. Ofere√ßa √°gua em trajetos com dura√ß√£o acima de quatro horas. Se o percurso for mais longo, é recomendado estacionar o carro em lugar seguro e lev√°-lo para fazer xixi e esticar as patinhas.