Trem Republicado

Salto e região podem ir para a fase laranja do Plano SP nesta terça

Os índices de nossa região já se encontram no patamar para a fase laranja, a segunda mais restritiva.

Por Wellington Caposi em 21/12/2020 às 15:20:29

Aqui em Salto, há exatos 30 dias atrás, tínhamos 3581 casos confirmados da Covid-19. Nesta segunda, 21, temos 4268 casos. Um aumento de 19,18%. Isso pode indicar que a Secretaria Municipal da Saúde não priorizou a aplicação de testes para coronavírus em relação ao tamanho de sua população, o que significa que o número de pessoas com covid-19, doença causada pelo vírus, pode ser maior do que o registrado. Nas últimas quatro semanas, o estado de São Paulo registrou aumento de 54% no número de casos positivos de covid-19.

Quanto ao número de óbitos pela doença, o estado apresentou um aumento de 34%, em comparação a 20 de novembro. Nessa data, Salto registrava 72 óbitos pela doença e hoje, 21 de dezembro temos 87 óbitos confirmados, o que nos dá um aumento de 20,8%.

Com isso, o governador João Doria afirmou que o Centro de Contingência, que se reúne nesta terça, 22, poderá definir novas ações de contenção da doença, enrijecendo ainda mais as medidas restritivas de funcionamento de estabelecimentos comercias. Os índices do estado já se encontram no patamar para a fase laranja, a segunda mais restritiva, mas atualmente, todo o estado está em fase amarela, a intermediária das cinco graduações. Dados das companhias de telefonia móvel mostraram que a taxa de isolamento no Estado no sábado (19) foi de 40%. Um índice considerado positivo pelo governo é acima de 50%.

A principal preocupação da equipe de Doria é o aumento no número de casos e hospitalizações após as festas de fim de ano, quando as pessoas devem se reunir com a família e amigos. Celebrações em estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, hotéis e salões de festas estão vetadas pelo decreto de calamidade pública, o Código Sanitário e a fase amarela do Plano São Paulo, segundo o governo do estado.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003