Comitê de Saúde do governo do estado de São Paulo volta a recomendar uso de máscara em locais fechados

Caber√° às prefeituras transformar esse recomendação em uma determinação por meio de um decreto, por exemplo.

Comitê de Saúde do governo do estado de São Paulo volta a recomendar uso de máscara em locais fechados

A mudança ocorre em meio a uma alta de 120% de internações por Covid-19 em maio. Apesar do crescimento, 10 milhões de pessoas ainda estão com dose de reforço da vacina atrasada em SP. Em entrevista à CBN, entretanto, o secret√°rio de estado da Sa√ļde, Jean Gorinchteyn, disse que a gestão estadual não ir√° decretar a volta do uso obrigatório de m√°scaras.

"A medida não ser√° retomada frente aos √≠ndices que, a despeito de terem elevado, ainda estão muito distantes daquilo que nós tivemos no pico causado pela variante Ômicron do coronav√≠rus, no in√≠cio de 2022. Na ocasião, nós t√≠nhamos quase 11,3 mil pessoas internadas, sendo 4,1 mil em UTIs", disse ele em entrevista à r√°dio.

O grupo de especialistas do governo de São Paulo também recomendou que pessoas de grupos de risco para o coronav√≠rus utilizem a proteção mesmo em ambientes abertos, e que a população complete o esquema vacinal, com a dose de reforço para adultos e adolescentes, e a quarta dose para idosos e pessoas com comorbidades. Em nota, o governo de São Paulo confirmou a recomendação do comit√™, mas destacou que a sugestão não altera a legislação vigente.

"O Comit√™ recomendou o retorno do uso de m√°scaras em estabelecimentos fechados sem car√°ter obrigatório, não modificando a legislação vigente em São Paulo da utilização apenas em ambientes hospitalares e no transporte coletivo", declarou, em nota. "O grupo também orientou que os munic√≠pios intensifiquem a busca ativa dos faltosos das 2¬™ e 3¬™ dose para os adultos e da 4¬™ dose para os idosos acima dos 60 anos. Entre as recomendações também est√° a import√Ęncia da vacinação entre os adolescentes para a terceira dose, que começou a ser aplicada no Estado ontem (30)".