Trem Republicado

Prefeito Laerte Sonsin Jr. detalha Reforma Administrativa aos vereadores de Salto

Projeto de lei prevê a criação da Secretaria de Turismo e da Procuradoria do Município.

Por Wellington Caposi em 20/05/2022 às 11:46:27

Em reunião com os vereadores nesta quinta-feira,19, o primeiro escalão do executivo saltense fez uma apresentação da reforma administrativa que irá apresentar na próxima semana aos vereadores. Estiverem presentes o prefeito Laerte Sonsin, vice-prefeito Edemilson Santos e os secretários Arildo Guadagnini, de Governo, e Michel Hulmann, da Administração, sendo este o responsável pela apresentação. Nas palavras do prefeito Laerte Sonsin Jr. este projeto visa cobrir as deficiências da administração municipal, no que se refere a alguns cargos e até setores que são necessários e estão improvisados atualmente. Com relação a demora no envio da reforma, Laerte ainda afirmou que a falta de mão de obra foi uma das razões.

O tema principal e de maior interesse dos vereadores aconteceu quando o assunto foi o de cargos comissionados. Por muito tempo estes cargos foram utilizados de forma política por gestores, sem critério técnico algum. O então vereador Edemilson Santos - hoje vice-prefeito - levou a questão ao Ministério Público, o que resultou na extinção desses cargos, já no final do mandato do ex-prefeito, Geraldo Garcia. Num comparativo apresentado, entre cargos de livre nomeação - com gratificação e privativos para concursados - houve uma extinção de 197 vagas. De livre nomeação do prefeito municipal, o número proposto será de 89 - contra os 165 existentes antes da derrubada.

No debate junto aos vereadores, ficou evidenciado que o executivo não terá vida fácil neste projeto. A escolaridade destes cargos de livre nomeação foia apresentado como "preferencialmente" com ensino superior; o que desagradou os vereadores que já articulam uma emenda colocando o ensino superior como item obrigatório para os cargos comissionados puros. Outro destaque apresentado, foi a criação da Secretaria Municipal de Turismo, que hoje é ligada ao Desenvolvimento Econômico, mas terá uma estrutura própria. A Procuradoria Geral do Município também será criada, agora com status de secretaria.

Uma pergunta ao final da reunião feita pelo presidente Cícero Landim demonstra que o Executivo tem trabalhado nos bastidores para ter na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, um perfil mais arrojado, já que o atual secretário, Wando Rigolin, irá para o Turismo e uma cadeira ficará vaga. Cícero questionou se Laerte iria convidar alguém "daqui" para o Desenvolvimento Econômico, numa referência à Câmara de Vereadores e ainda mais ao vereador Fábio Jorge, nome bastante ventilado para se juntar ao time de Laerte Sonsin Jr.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003