Trem Republicado

Azeite brasileiro é eleito por guia espanhol um dos 10 melhores do mundo

Essa é a primeira vez que um azeite brasileiro figura na lista do TOP 10 entre os 100 melhores azeites do mundo.

Por Wellington Caposi em 01/05/2022 às 09:06:31

Na premiação do concurso espanhol EVOOLEUM, realizado na última sexta-feira, 29, o azeite de oliva da marca Sabiá conquistou um novo reconhecimento internacional, entrando para a lista dos 10 melhores azeites do mundo. A premiação é organizada há 20 anos pela editora espanhola Mercacei e pela Associação Espanhola de Municípios Olivais (AEMO). Essa é a primeira vez que um azeite brasileiro figura na lista do top 10 entre os 100 melhores do mundo. A marca brasileira já foi premiada como o Melhor Azeite Médio Frutado do Mundo, pelo Guia Italiano Lodo Guide, e como Melhor Azeite do Hemisfério Sul, prêmio máximo de um dos concursos mais respeitados e rigorosos da olivicultura, o italiano Leone D´Oro.


A produção, na cidade de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, conta com variedades Arbequina (80 reais a 100 reais, 250ml) e Arbosana (80 reais a 100 reais, 250ml), de origem espanhola e Koroneiki (80 reais a 100 reais, 250ml), da Grécia, que dão origem a azeites monovarietais, ou seja, extraídos de frutos de apenas um tipo. Além destes, há o Blend Especial (80 reais a 100 reais, 250ml), que resulta em um azeite equilibrado, aromático e frutado. A história do Sabiá começou em 2014 com a jornalista Bia Pereira e o administrador e publicitário Bob Vieira da Costa que se encantaram pelo mundo da olivicultura e decidiram se aprofundar nos estudos sobre a história e o cultivo das oliveiras. As duas primeiras safras, extraídas em 2018 e 2019 dos frutos colhidos em Santo Antônio do Pinhal, onde antes eram criados gados de corte, foram distribuídas apenas para a família.


Na fazenda, as azeitonas, colhidas manualmente, são levadas ao lagar em caminhões refrigerados, a fim de evitar a oxidação dos frutos. Ali, elas são armazenadas em temperatura controlada por, no máximo, 4 horas, antes de serem encaminhadas para a Mori-Tem, máquina que extrai o azeite extravirgem super premium.

"O Brasil é o segundo maior importador de azeites, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Notamos que pouco se sabe sobre os benefícios e diferenças fora do universo da olivicultura, o que permite que o azeite seja um dos produtos mais fraudados no mundo. Nossa missão é mostrar para os brasileiros que o melhor azeite não é o importado, mas sim o extravirgem premium, fresco, produzido no nosso país", pontuam os fundadores do Azeite Sabiá.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003