Trem Republicado

ACIAS e ASSISA analisam os resultados negativos da decoração e programação natalina

O projeto e sua decoração tinham iluminação decorativa, itens cenográficos, árvores de Natal, além de atividades educativas, culturais e de lazer.

Por da Editoria. em 22/01/2022 às 11:37:52

O presidente da Associação Comercial de Salto (ACIAS), Wladimir Lara, e seu vice-presidente, Paulo Takeyama, estiveram reunidos com o presidente da Associação das Indústrias de Salto (ASSISA), Thiago Isola, na manhã do dia 11 de janeiro, para realizar realizaram uma avaliação da ação conjunta realizada para estimular as vendas de Natal. Especificamente para as festas de final natalinas, foi feito uma parceria entre a prefeitura e as ENTIDADES PRIVADAS ACIAS e ASSISA para que pudéssemos proporcionar um Natal de Luzes à cidade. E como não poderia ser diferente, até pela RESPONSABILIDADE do órgão público sobre os locais públicos, a decoração da cidade, dentro dessa parceria, ficou sob responsabilidade da Prefeitura de Salto através da SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO.

A secretaria é que é a responsável pelas diretrizes desse projeto, determinando onde ficariam as decorações mais concentradas e que haveria uma coordenação geral de um profissional especializado. Assim, a expectativa da ACIAS e ASSISA era que a decoração a ser instalada, deveria ser um tipo de atrativo para que as pessoas viessem prestigiar a cidade durante a noite, e conseqüentemente consumir no comércio local. As reuniões para tanto começaram com certo atraso apesar de todos saberem que o Natal tem uma data certa. O que ficou acertado é que a execução foi feita pela prefeitura, que inclusive escolheu e definiu projeto e os profissionais a executá-lo.


O projeto e decoração apresentado à ACIAS e ASSISA tinha iluminação decorativa, itens cenográficos, árvores de Natal, além de atividades educativas, culturais e de lazer. O objetivo dessa ação seria despertar esperanças e perspectivas positivas para a população.

Ao TERRATAVARES o presidente da ACIAS, Wladimir Lara afirmou: "A ACIAS sempre buscou uma parceria da instituição com a Prefeitura, especialmente no que se refere a Decoração de Natal, já que a cabe ao Município a responsabilidade pela cidade, mesmo sendo uma associação que não recebe fomento de qualquer órgão governamental, sempre buscou o melhor para a cidade, atendendo não somente seus associados, mas a todos os comerciantes. Tanto que junto com a Assisa, através do Presidente Thiago Isola, sempre buscamos apoiar todos os projetos da Prefeitura de Salto, neste caso, providenciando o transporte dos enfeites que foram doados por Santa Fé do Sul e ainda emprestando os enfeites que já possuímos, para que fossem reutilizados".

"Nas tratativas junto às entidades, a ACIAS sempre pontuou que a decoração fosse instalada mais cedo, para que o clima das festas de fim de ano chegasse mais cedo e conseqüentemente impulsionasse a principal campanha de consumo do ano por mais tempo e com isso ajudar os lojistas a conseguirem melhores vendas por um período maior; mas que isso já é página virada e devemos, desde agora nos unirmos para que as falhas nos ensinem e tenhamos em 2022, um Natal realmente iluminado", avalia o vice-presidente da ACIAS, Paulo Takeyama. É notório que a ACIAS e a ASSISA não tiveram nenhum conhecimento do valor investido pelo poder público na decoração e nenhuma participação no cronograma para a instalação da decoração de Natal, que ficou a cargo da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e nem na sua programação, pela Secretaria da Cultura.

O presidente da ASSISA, Thiago Isola afirma: "O comércio movimenta e dá força para a cidade de Salto. É um setor que funciona como a espinha dorsal por isto a relevância da Decoração Natalina, que visava fomentar o turismo e o setor de comércio e serviços. A iluminação de pontos estratégicos incentiva e fomenta não só o setor de comercio, o turismo, e também as indústrias locais, impactando a cadeia de pequenas indústrias. É uma forma de valorizarmos ainda mais o nosso empreendedor, o comércio e incentivarmos o consumo."


Para garantir o sucesso esperado para o Natal de 2022, será imperativo que elaboremos um planejamento antecipado e estratégico desse projeto, que obviamente incluirão ações prévias, como previsão orçamentária, licitações já no início de 2022, com projetos definidos com empresas especializadas. Pelas associações, especialmente a ACIAS, a busca o apoio e adesão dos comerciantes ao programa de premiações - para que este seja possível de acontecer - a necessidade é começar essas providencias agora logo em fevereiro com o cadastro junto à Receita Federal e Ministério da Economia para qualquer programa de pontos e premiação.

A ACIAS e ASSISA também esclarecem que são associações privadas e que não tem verba pública, dependem da contribuição de seus associados e do trabalho voluntário dos membros de suas diretorias. Dessa forma, cabe ao município coordenar e disponibilizar verbas e mão de obra para que a decoração natalina e qualquer outra que vier a ser feita. Se houve falhas, elas podem ser superadas, com união e o verdadeiro comprometimento entre todas as partes, mas tanto Wladimir Lara (ACIAS) quanto Thiago Isola (ASSISA) insistem que este engajamento deve começar logo em fevereiro de 2022 para que a cidade esteja preparada para receber as luzes e convidados de um Natal iluminado no final deste neste ano que se inicia.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003