Trem Republicado

Restaurante Stazione chega à estação do Trem Republicano, agora em Itu

Com cardápio que atende desde o café da manhã até jantar, com mesas ao ar livre na plataforma de embarque.

Por Wellington Caposi em 21/01/2022 às 12:46:35

A Estação Ferroviária de Itu está com sua estrutura completa para receber os visitantes e passageiros do Trem Republicano. Com a abertura do restaurante Stazione, os moradores da cidade e da região agora tem mais um bom motivo para frequentar o ponto turístico e histórico. O restaurante começa a atender de quarta a segunda-feira, das 7h30 às 22h, com café da manhã, almoço, happy hour e jantar. Os clientes podem escolher um ambiente mais intimista, dentro do salão, ou sentar em mesas ao ar livre, debaixo de uma árvore, no deck, em frente à plataforma de embarque, com vista privilegiada da movimentação do trem. A inauguração marca a comemoração de um ano de operação do trajeto turístico entre Itu a Salto.


Já no Stazione da Estação Ferroviária de Salto, em funcionamento desde o ano passado, os passageiros podem ter uma experiência diferente, com pratos típicos da gastronomia italiana. Por lá, o horário de atendimento é de terça a sábado, das 11h45 às 22h30, com almoço e jantar. E, aos domingos, das 11h45 às 18h, para almoço com horário estendido.

Um ano de Trem Republicano

A Serra Verde Express, atual concessionária dos trens turísticos na ferrovia Paranaguá-Curitiba, deu início a operação do Trem Republicano em dezembro de 2020. A composição conta com quatro vagões e capacidade para transportar até 200 passageiros. São três carros, inclusive um pet friendly, onde os passageiros podem ir acompanhados dos seus cães. Além disso, um carro de eventos, recém-inaugurado em dezembro, com espaço amplo, mesas do tipo bistrô e suportes para bicicletas. O trajeto é de 7,6 quilômetros e conta com apresentações artísticas de música e teatro, além de uma explicação sobre a importância histórica da região na Proclamação da República no Brasil.


"A pandemia encolheu a previsão de nossas primeiras 550 viagens para apenas 52. Mas nós sempre acreditamos no potencial e perfil da região e, mesmo com a incerteza vivida em 2020, inauguramos o quarto restaurante Stazione na estação do Trem Republicano, em Salto, em setembro do ano passado. E, agora, a estação de Itu também está completa, com um restaurante pensado para tornar a experiência dos visitantes ainda mais agradável", destacou Adonai Arruda, diretor presidente do Grupo Serra Verde Express.

Os carros

A concepção dos carros é assinada pela arquiteta Lucille Amaral. O carro Anselmo Duarte é um vagão boutique, que homenageia um dos artistas mais importantes da história do país. Natural de Salto, Anselmo Duarte foi laureado com a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes pelo filme "O Pagador de Promessas". Além de ser sofisticado, o vagão é pet friendly, com adaptações para que animais de estimação possam aproveitar a atração turística junto de seus tutores. Outro carro da composição homenageia Olímpia Fonseca de Almeida Prado, esposa de Carlos Vasconcelos de Almeida Prado, republicano envolvido nos movimentos da época. Ambos eram donos do sobrado onde se realizou a Convenção de Itu, em 18 de abril de 1873. O vagão tem acessibilidade, ideal para pessoas com necessidades especiais desfrutarem do passeio. Já o carro Prudente de Moraes homenageia o primeiro presidente eleito pelo voto direto depois da Proclamação da República. Moraes foi advogado, governante do estado de São Paulo, senador e presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1891.


Finalmente, o carro de eventos, leva o nome do ex-presidente da República, Michel Temer. Político, professor e advogado que tem uma ligação muito forte com Itu. Ele foi professor fundador e diretor da Faculdade de Direito da cidade, onde trabalhou de 1969 a 1984. O local foi escolhido para abrigar mais de 76 mil itens do seu acervo de memórias.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003