Por que gatos ficam nos encarando?

Entenda o que significa quando o gato mant√©m o olhar fixo para a parede ou para voc√™. Ali√°s, os olhos dos felinos realmente possuem um poder de comunicação incr√≠vel.

Por que gatos ficam nos encarando?

Uma das características únicas dos gatos est√° no olhar. O tom dos olhos pode mudar drasticamente além da maneira como eles encaram os tutores. A íris e a pupila dos felinos parecem estar dialogando com as pessoas que os encaram. Não é à toa que existem diversas lendas e crenças populares sobre o olhar dos gatos. Por conta do olhar fixo em locais inusitados, algumas pessoas acham que esses animais se conectam com o além-vida. Mais do que isso, existem aqueles que creem em poderes sobrenaturais dos felinos a partir dos olhos. Contudo, existem explicações para a maneira com a qual os gatos mant√™m o olhar.

Um dos motivos comuns que fazem os gatos fixarem o olhar em voc√™ é exatamente para chamarem sua atenção. Eles podem manter o olhar fixo quando querem uma brincadeira ou um petisco para sair do tédio. Comece a reparar nos sinais que o gatinho lhe oferece em algumas circunst√Ęncias. Geralmente, o olhar fixo precede algumas outras ações do bichano. Com o tempo, o entendimento fica quase autom√°tico. Os gatos são animais bastante curiosos e se surpreendem com certa facilidade. Sons são os campeões de entretenimento dos felinos. Basta fazer um barulho diferente para que o gato arregale os olhos e comece a te encarar sem ao menos piscar. Se eles fixam o olhar em algum lugar inusitado, pode ser que haja um inseto naquele local. Também pode ser que escutem um barulho vindo daquela direção.


Olhares fixos podem significar ameaças para os animais. Porém, realmente não se deve ficar encarando os felinos fixamente. Na verdade, o olhar para o felino é algo muito importante e est√° ligado diretamente ao seu comportamento. O olhar fixo representa ameaça para os gatos e, dependendo da situação, eles podem retribuir de forma bem arisca. Claro, isso não ir√° ocorrer entre uma pessoa que tem o felino como animal de estimação e companheiro. Entenda que os gatos domésticos apenas são chamados dessa forma, j√° que mantém os instintos selvagens em si. Os felinos são caçadores natos e hesitam ao m√°ximo prestar confiança gratuitamente. Expor suas fragilidades é algo que só farão diante de quem confiam.

Portanto, se seu gato fica de olhos fechados na sua frente, deita-se sobre voc√™ ou expõe a barriga para carinho, sinta-se feliz. Estes são sinais claros de que o animal não se sente ameaçado de nenhuma forma pela sua presença.