Trem Republicado

Desemprego faz crescer número de depósitos irregulares de lixo na cidade

Uma questão social e de Saúde pública que precisa ser enfrentada com legislação adequada, fiscalização e Educação Ambiental.

Por da Editoria. em 12/01/2022 às 12:09:41
Depósito de lixo irregular no Jardim Santo Antônio

Depósito de lixo irregular no Jardim Santo Antônio

Não importa o bairro, quem transita pelas ruas de Salto nota o crescimento e surgimento de diversos pontos de acumulação de lixo, em sua grande maioria recicláveis. São pontos de descarte ou de depósito para posterior venda destes materiais, normalmente para um acréscimo na renda mensal da família ou, em alguns casos, como fonte única renda do cidadão.

Apesar de ser uma questão social que aflige milhares de brasileiros, há uma questão de Saúde pública envolvida, já que o acúmulo desses materiais descartados em lugares impróprios e espalhados pela cidade traz junto a presença indesejada de animais e insetos peçonhentos como ratos, escorpiões, baratas, etc. Na rede social é comum se deparar com diversas manifestações deste tipo. Na ouvidoria do município, entre as reclamações destinadas ao Meio Ambiente, lixões irregulares e presença de bichos peçonhentos são mais da metade das ligações recebidas.

Muito material a céu aberto, a vista de todos passantes e moradores.

Falta braço para fiscalização destes lugares reconhece membros da secretaria do Meio Ambiente. Mas falta também uma legislação específica, de um programa para que estas fiscalizações, já que não basta apenas impedir o recolhimento destes materiais por parte das pessoas que o fazem, mas se debater meios sociais para que este trabalho, se houver interesse, seja feito de modo a beneficiar também a cidade.

Um dos grandes problemas notados é; quando na busca por latinhas, cobre e descartáveis feitas diretamente nos contêineres da cidade, o que não é novidade; por diversas vezes todo o lixo é revirado, esparramado pelo chão ao lado do container, descaracterizando a função desse equipamento. Em outro ponto, uma daquelas "bags" de descartáveis foi colocada ao lado de um contêiner, o item foi recolhido pela empresa concessionária que realiza a coleta de lixo em Salto. Alguns dos locais escolhidos como depósitos temporários desses materiais, até que sejam vendidos para empresas (regulares ou não). São terrenos particulares - via de regra invadidos ou ocupados - e outros terrenos públicos - inclusive Áreas de Preservação Permanente, que em alguns casos estão ao lado de mananciais de abastecimento da própria cidade.

ECOPONTOS

A Estância Turística de Salto conta 11 Ecopontos, que são ou deveriam ser os lugares ideias para os descartes de materiais que o caminhão do lixo não consegue recolher. Além dos fixos, a CSO Ambiental em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente têm promovido o Ecoponto Móvel, que já recolheu mais de 30 toneladas de entulhos dos mais variados tipos em diversos bairros da cidade.

Denúncias devem ser feitas pela Ouvidoria da Prefeitura da Estância Turística de Salto, que recebe ligações gratuitas através do 156 ou pelo 4602-8510 / 8514. Para conferir os endereços do Ecopontos e ainda outras informações, é só clicar AQUI.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003