Trem Republicado

Anvisa recomenda suspensão da temporada de cruzeiros pela costa brasileira

O MSC Splendida, atracado no porto de Santos, tem sua viagem cancelada. Detectados 78 casos da doença - 51 tripulantes e 27 passageiros estão infectados -, além de 54 pessoas que tiveram contato com os contaminados em observação.

Por Wellington Caposi em 01/01/2022 às 12:27:12

Nesta sexta-feira, o navio MSC Splendida, atracado no porto de Santos e o navio Costa Diadema, atracado em Salvador, interromperam as atividades devido a surtos de Covid-19. Segundo a Anvisa, dados apontam que a variante Ômicron tem o potencial de se espalhar mais rapidamente do que outras variantes e que a proteção imunológica de vacinas e de casos anteriores de covid-19 pode não ser tão efetiva. A recomendação da Anvisa também considerou que, mesmo diante da elaboração de Planos de Operacionalização para a retomada da temporada de cruzeiros no âmbito dos municípios e estados, estabelecendo as condições para assistência em saúde dos passageiros desembarcados em seus territórios e para execução local da vigilância epidemiológica ativa, na prática têm sido observadas dificuldades impostas pelos entes locais diante da necessidade de eventuais desembarques de casos positivos para covid-19 em seus territórios.

"A manifestação da agência foi pautada no princípio da precaução, ao priorizar o impedimento da ocorrência de agravo à saúde pela adoção das medidas necessárias à sua proteção", disse em nota a Anvisa.

A agência ressalta, porém, que a recomendação não afeta ainda as operações de navios de cruzeiro. "Até decisão final do grupo de ministros, as operações seguem, como regra geral, autorizadas, submetidas às regras sanitárias vigentes", diz a nota, referindo-se à necessidade de uma decisão dos ministérios da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura para a recomendação entrar em vigor.

EMPRESÁRIA ITUANA ESTÁ À BORDO DO MC SPLENDIDA E RELATA OS DETALHES À BORDO

A empresária ituana Danielly Patrocínio está a bordo do navio MSC Splendida, que alterou o roteiro inicial e atracou nesta quinta-feira, dia 30, no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, devido aos 78 casos de Covid-19 registrados em tripulantes e passageiros. A escala não programada ocorreu em meio ao cruzeiro de Réveillon, que partiu do próprio Porto de Santos no último domingo, dia 26 para uma viagem de 7 dias passando por Porto Belo, Balneário Camboriú, Rio de Janeiro, Ilhabela e Santos. A passagem do ano seria no Rio de Janeiro.

Segundo Danielly, a situação estava tranquila dentro no navio e a todo o momento os passageiros são informados de tudo o que está acontecendo. Todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos na embarcação. Para viajar foi necessário apresentar os comprovantes de vacinação completo, teste negativo para Covid-19, além da obrigatoriedade da utilização de máscaras nos espaços comuns. Também há pontos de álcool em gel espalhados pela embarcação e aferição da temperatura corporal dos passageiros. Segundo a empresária ituana, os positivados estão isolados nas cabines, e os restaurantes, áreas em comum e a piscina do navio estão liberados para os demais passageiros.


ANVISA CONFIRMA ENCERRAMENTO DO CRUZEIRO DO NAVIO MSC SPLENDIDA

Em nota, a Anvisa afirmou que "o desembarque dos passageiros ocorrerá de acordo com os protocolos sanitários de segurança: os positivados deverão dar continuidade, em terra, ao isolamento iniciado na embarcação e serão monitorados pelos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde das cidades de destino". A MSC é responsável pelo transporte dos demais passageiros, que passarão por tesTes para detectar Covid-19 antes de desembarcar. Por isso, a duração da operação está sujeita às necessidades operacionais da empresa. Também em nota, a empresa afirmou que os passageiros desembarcarão de forma escalonada neste sábado, 1º, e todos serão submetidos a testes de Covid-19. "A MSC Cruzeiros dará suporte aos hóspedes incluindo logística e hospedagem, conforme necessidade e demanda."

Com relação ao reembolso financeiro, Danielly explicou que fez um seguro viagem de Covid. Esse seguro foi obrigatório e assegura o direito de reembolso, crédito para a próxima viagem.

Tags:   Brasil
Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003