Trem Republicado

Campanha pede para cortar elástico de máscara antes do descarte na capital paulista

Em um mês, foram atendidos 900 animais presos nos elásticos das máscaras, especialmente aves que enroscam bicos e patas.

Por Wellington Caposi em 28/12/2021 às 10:47:30

Foram colocados cartazes nas estações para a conscientização dos usuários das linhas amarela e lilás do Metrô. Segundo a organização britânica RSPCA (sigla em inglês para Sociedade Real para a Prevenção de Crueldade com os Animais), que encabeça a ação, em um mês, foram atendidas 900 chamadas sobre animais presos nos elásticos das máscaras, especialmente aves que enroscam bicos e patas. Em nota, a prefeitura destacou que, por causa da pandemia da Covid-19, quase sete bilhões de máscaras descartáveis são utilizadas diariamente no mundo. Pela impossibilidade de reciclar o material, diante do risco de contaminação, a maioria delas é despejada em aterros sanitários.

A organização aponta que o risco é maior para animais selvagens e aves. A organização britânica orienta ainda outras ações que podem prevenir acidentes com animais em decorrência do descarte de lixo: cortar as alças de sacolas plásticas, cortar o suporte para latas de plásticos, cortar balões antes de colocá-los no lixo, cortar luvas descartáveis, limpar e esvaziar recipientes após o uso ou cortá-los ao meio.

Tags:   Brasil
Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003