Trem Republicado

Gripe Influenza H3N2 avança no Brasil e já atinge dez estados. Aqui em Salto não há informações sobre casos reais.

O estado de São Paulo registrou 50 óbitos pela gripe Influenza, até 10 de dezembro último, somente em 2020. Ainda não há vacinas disponíveis.

Por Wellington Caposi em 22/12/2021 às 12:27:01

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, no total, aconteceram 665 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza. A pasta não informou os subtipos do vírus. Em 2020, houve 713 casos e 54 mortes. Conforme a pasta, os dados são preliminares, já que desde o dia 9 de dezembro os sistemas federais de informação, incluindo o Sivep Gripe, estão indisponíveis, prejudicando a atualização das estatísticas estaduais.

AINDA NÃO HÁ VACINA DISPONÍVEL

A vacina contra a nova variante H3N2, do vírus Influenza, deve estar pronta para aplicação na população geral no início de 2022. a Informação foi divulgada pelo Instituto Butantan, atualmente o maior produtor de imunobiológicos do Brasil e maior produtor de vacinas para a gripe do Hemisfério Sul. A variante, conhecida popularmente como Darwin,vem causando surtos em todo o território nacional. A declaração veio do diretor de produção do Instituto, Ricardo das Neves, que afirmou a previsão de produção e a liberação de lotes da vacina deve ocorrer entre a segunda quinzena de fevereiro e o início de março de 2022. A partir daí, em janeiro, a produção do imunizante contra a variante Darwin deve ser iniciada.

ÓBITOS

Ao menos 74 pessoas ficaram doentes e duas morreram após serem infectadas pelo vírus da Influenza A H3N2 no Espírito Santo, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. A pasta diz que ainda não há confirmação de que se trata da nova cepa Darwin que já circula em outros estados. Já na Bahia aconteceram duas mortes pelo vírus H3N2. Os casos se concentram na capital, Salvador, onde o número de pessoas doentes saltou de 170 para 238 nos três últimos dias. Do total, 209 casos são do H3N2.

Em Pernambuco, o governo confirmou nesta segunda-feira, 20, a primeira morte por Influenza A H3N2. O óbito aconteceu no domingo e a vítima era moradora de Recife. O estado já totaliza 43 casos da doença - oito são graves. Alagoas confirmou uma alta de casos e mortes pelo vírus da gripe. Este ano, até dezembro, são 21 casos confirmados e três mortes, contra só oito casos e uma morte em 2020. A Secretaria da Saúde diz que ainda não foi identificado o subtipo que causou os óbitos. A Secretaria de Saúde do Paraná também confirmou nesta segunda-feira, 20, a morte de uma paciente de 77 anos pelo Influenza H3N2, que contabiliza 20 casos no estado.

O Ministério da Saúde determinou a implantação de um sistema de vigilância epidemiológica da Influenza em todo o território nacional, incluindo a Vigilância de Síndrome Gripal (SG) em unidades sentinelas.

Aqui em Salto não temos informações de casos da Influenza H3N2.

Tags:   Brasil
Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003