Trem Republicado

Novo vagão do Trem Republicano terá o nome do ex-presidente Temer

Desde a inauguração do Trem Republicano, os vagões foram denominados, em forma de homenagem, com nomes de pessoas com relevância histórica para as cidades de Itu e Salto. Assim, o ex-presidente Michel Temer terá um vagão com o seu nome no Trem Republicano

Por Wellington Caposi em 05/12/2021 às 10:52:11

Neste próximo dia 18 de dezembro, será comemorado o primeiro ano da instalação do Trem Republicano. Para essa comemoração, a empresa Serra Verde Express, concessionária que opera a atração turística, irá inaugurar o vagão que vai levar o nome do ex-presidente Michel Temer. Na oportunidade, haverá também uma programação especial e ainda será inaugurado o Restaurante Stazione Itu.

O ex-presidente Michel Temer já confirmou a presença na solenidade e a escolha do seu nome foi da concessionária, pela forte ligação do ex-presidente com a cidade de Itu. Durante anos, ele foi professor da Faculdade de Direito de Itu (FADITU) e tem um grande círculo de amigos, ex-alunos e admiradores na cidade.

Em Itu, por uma vontade pessoal de Temer, está instalado, nas dependências da FADITU, um Centro de Memória, contendo o acervo presidencial reunido durante o período que exerceu o cargo de presidente da República. Também por um decreto de 2017 do então presidente, todos os dias 15 de novembro, quando se comemora a Proclamação da República, Itu se torna a capital do Brasil por 24 horas.

Desde a inauguração do Trem Republicano, os vagões foram denominados, em forma de homenagem, com nomes de pessoas com relevância histórica para as cidades de Itu e Salto. São figuras como Prudente de Moraes, ituano, o primeiro presidente civil do Brasil; Dona Olímpia Fonseca de Almeida Prado, que foi a proprietária do sobrado onde se realizou a Convenção de Itu, assim como o ator e diretor de cinema saltense Anselmo Duarte, o primeiro e único brasileiro até o momento a ganhar a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes, na França, com o filme "O Pagador de Promessas".

A programação para a solenidade no dia 18 já foi divulgada:

18h45 - Coral de Natal

19h - Denominação de Vagão do Trem Republicano em homenagem ao ex-presidente Michel Temer

20h - Inauguração do Restaurante da Estação Itu do Trem Republicano

O local: Estação do Trem Republicano em Itu, praça Doutor Gaspar Ricardo, 50, Bairro da Liberdade.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003