Trem Republicado

Vinicius Saudino será levado ao Conselho de Ética da Câmara Municipal de Salto

O vereador, em um vídeo divulgado em suas redes sociais, teria afirmado que os vereadores estavam sendo comprados pelo executivo, para aprovar o empréstimo de R$ 21 milhões de reais.

Por Wellington Caposi em 30/11/2021 às 23:19:58

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Salto resolveu entrar com uma representação no conselho de ética contra o vereador Vinicius Saudino por fala em vídeo divulgado nas redes sociais. Todos os vereadores que fizeram uso da tribuna mostraram sua insatisfação com a atitude do vereador Saudino, que foi o primeiro a falar. Se defendeu e pediu desculpas aos colegas que se sentiram ofendidos e afirmou que se tratava de um vídeo editado para influenciar e causar desunião entre os vereadores.

Kiel, que normalmente contrapõe as falas de Saudino não utilizou de meias palavras ao citar o ocorrido e declarou que as desculpas para ele não interessa, pois se tratava de demagogia, "o homem quando fala é obrigado a sustentar. Na fala dele ele citava os vereadores, afirmando que não é igual os vereadores comprados. Os defeitos dele se sobressaem. Eu já fui enganado por você duas vezes" e ainda finalizou citando que por falar em compra, ele Saudino teria sido o vereador que mais perto chegou disso.


O líder do governo, vereador Gideon Tavares, que nessa tarde de terça-feira parece encarnou literalmente e muito bem a figura de liderança do prefeito na casa, também não deixou quieto e registrou em sua fala que Saudino "sempre foi favorável a tudo em troca de cargos. Eu não permito que você deixe dúvidas a respeito do meu trabalho. Vá nas suas redes sociais e se retrate. É inadmissível que vereadores dessa casa sejam expostos dessa forma".

O último a falar e portador da decisão da Mesa Diretora, o presidente do Legislativo Saltense, Cícero Landim, considerou a fala de Saudino como infeliz e que a decisão da mesa já tomada foi a de abrir representação contra o vereador no conselho de ética. Cícero reforçou em sua fala que não é contra a pessoa, e sim contra um ato do vereador. Em fala ao TERRATAVARES, Vinicius Saudino falou que discorda da forma como o projeto esta sendo tratado, "está parecendo barganha com os vereadores o prefeito colocar na justificativa que essa decisão será dos vereadores e executivo, tanto que o projeto foi obstruído por esta razão. Eu discordo do empréstimo". Já com relação a sua fala, Saudino explicou que não se fez entender e que respeita todos os vereadores e assim como fez na tribuna, pede novamente desculpas sinceras aos ofendidos. Com relação ao Conselho de Ética, o vereador disse que irá apresentar sua defesa como manda o rito.

Vale destacar que Vinicius Saudino é o relator do Conselho de Ética e neste caso será substituído por outro vereador escolhido pelo presidente Cícero Landim. Henrique Balseiros e Daniel Bertani completam como presidente e membro o elenco que será responsável por conduzir os trâmites. De acordo com Cícero, as penalidades aplicáveis são as seguintes: censura verbal ou escrita; suspensão temporária do exercício do mandato, não excedente a noventa dias, sem direito ao recebimento do subsídio ou ainda a perda do mandato.


Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003