Nova variante da Covid-19: o que se sabe sobre a Omicron?

A nova cepa tem por volta de 100 casos, mas causa preocupa√ß√£o pelo seu grande n√ļmero de muta√ß√Ķes; entenda agora o motivo:

Nova variante da Covid-19: o que se sabe sobre a Omicron?

Uma nova variante do coronavírus chamada Omicron (B.1.1.529) foi identificada na √Āfrica do Sul e vem preocupando autoridades mundiais pelo seu grande número de muta√ß√Ķes: s√£o cinquenta ao todo. Ainda é cedo demais para dizer o qu√£o transmissível ou perigosa ela é, mas a nova variante j√° levou a quedas na bolsa e a países da Europa restringindo viagens para seu local de origem.

O que h√° de diferente na nova variante?

O diferencial da B.1.1.529 é que trinta de suas 50 muta√ß√Ķes ficam na proteína "spike", parte do coronavírus essencial pela entrada do vírus nas células do corpo. De acordo com o diretor do Centro para Resposta Epid√™mica e Inova√ß√£o, na √Āfrica do Sul, o brasileiro Tulio de Oliveira, a nova variante é diferente dos outros tipos porque carrega uma "constela√ß√£o incomum de muta√ß√Ķes".

"Nos surpreendeu, a variante deu um grande salto na evolu√ß√£o [e traz] muitas mais muta√ß√Ķes do que esper√°vamos", disse Tulio em coletiva de imprensa após uma reuni√£o de urg√™ncia da OMS. A Omicron foi classificada como variante de preocupa√ß√£o (VOC), o que a junta com cepas como a Delta e a brasileira Gama, por exemplo. Isso n√£o quer dizer que ela j√° foi confirmada como muito transmissível (as VOCs apresentam muta√ß√Ķes que podem implicar aumento na transmiss√£o ou impactos na efic√°cia das vacinas. Porém, com somente 100 casos confirmados, é uma possibilidade e n√£o uma garantia.

Quantos casos foram confirmados?

Até agora, foram confirmados 77 casos na Província de Gauteng e quatro em Botsuana, o último em pessoas totalmente vacinadas. Dois casos, um assintom√°tico, foram identificados em Hong Kong depois que uma delas voltou de uma viagem da √Āfrica do Sul. Vale ressaltar que novas cepas est√£rao sempre aparecendo, j√° que é natural do vírus querer se multiplicar para sobreviver, mas nem todas devem ser motivo de alarde.