Trem Republicado

Águas escuras no rio Tietê em Salto se tornam rotina a cada chuva intensa na Grande São Paulo

Enquanto isso, nossos políticos prometem um rio limpo na imprensa mas nada será feito até as próximas chuvas.

Por Wellington Caposi em 21/11/2021 às 11:07:14

Novamente o rio Tietê amanheceu com a água escura neste sábado, 20, no trecho que passa por Salto. A coloração preta é resultado de poluição e produtos químicos jogados no rio e que decantam nas barragens de Pirapora e Rasgão, ambas em Pirapora do Bom Jesus. Por causa da chuva dos últimos dias na Grande São Paulo, as barragens abriram os extrator (uma espécie de ralo) no fundo da barragem, ocasionando dessa forma um aumento no volume de água do rio aumenta e arrastando toda sujeira da região metropolitana de São Paulo sentido interior.

A vazão do rio na sexta-feira, 19, à noite atingiu 500 mil litros por segundo (a vazão normal do rio é de 250 a 300 mil litros por segundo. Segundo a Empresa Metropolitana de Águas e Energia - EMAE, empresa que administra a usina hidrelétrica na cidade, a tendência é de redução do volume de água no rio, durante este domingo. O acesso ao Memorial do Rio Tietê, que fica às margens do rio já foi liberado. Com o aumento no nível do rio, também aumentou bastante espuma tóxica acumulada, que é resultado da mistura de produtos químicos sem tratamento com esgoto doméstico despejados na água desde a região metropolitana de São Paulo.

O que a EMAE não consegue explicar é porque ela não faz o desassoreamento nas barragens de Rasgão e Pirapora, economizando com isso milhões de reais. Dessa forma, a cada abertura do extrator de fundo de cada uma das represas todo o lodo acumulado durante um certo período é descartado e enviado rio abaixo. Quem 'paga o pato' são cidades como Salto.

A verdade é que a cada ocorrência como essa, novamente os políticos se reúnem para discutirem sempre as mesmas coisas. Vão para São Paulo para visitarem sempre as mesmas autoridades, tiram fotos e aparecem nas mesmas manchetes da imprensa, sempre falando de novas ações e novas alternativas a serem tomadas. Prometem um rio limpo mas nada mais será feito até as próximas chuvas. E quando isso novamente acontecer com um rio Tietê sujo, fétido e quase morto, novamente vamos escrever essa mesma notícia.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003