Trem Republicado

Sinal vermelho à vista...

Por Wellington Caposi em 02/10/2020 às 19:46:34

O outono de 2020 foi o mais seco dos últimos tempos. Segundo dados colhidos na Sabesp, em março choveu pouco mais da metade da média histórica para o mês. Já em abril apenas 7,45% da média e, em maio, choveu 31,9% da média. Os índices são os mais baixos registrados pela companhia paulista desde 2000, primeiro ano dessa série histórica. Mesmo em 2013, último ano antes da seca, os índices de chuva para março, abril e maio foram melhores do que os de 2020. Um total de chuvas de apenas 889 milímetros contra 2.149 mm em 2013. Em 2000, pior ano até então, choveu 1.282,7 mm no mesmo período. Isso mostra que estamos diante da pior seca dos últimos 20 anos.

Aliado a tudo, vem o desmatamento dos mananciais que aumentou muito em nossa região. Aqui em Salto, especialmente a região do Buru foi mais atingida, mas a do ribeirão Pirahy sofre igualmente. Segundo especialistas da área, isso contribui em muito com a diminuição da capacidade de absorção de água pelos rios e ribeirões. Em paralelo, também acontece o desmatamento na Amazônia, o que reduz a formação de chuvas. Assim, o risco de falta de água foi agravado pelo baixo índice de chuvas nos meses anteriores ao atual período. Com exceção de fevereiro, quando choveu acima da média, a precipitação está abaixo da média desde outubro de 2019. Para complicar ainda mais, o consumo de água aumentou com a pandemia Covid-19, que exige justamente um maior cuidado de higiene e com a permanência prolongada das pessoas em casa. O governo municipal e o SAAE colocam a culpa na falta de chuvas, mas ela não explica toda essa história sozinha.

Foi feito investimento na distribuição e no tratamento de água, mas não igualmente na sua captação e na preservação dos mananciais. A estiagem deste ano apenas tornou ainda mais evidente que o sistema de adução de água bruta de nossa cidade é frágil e quão escassa a água é, mesmo estando num país tropical.

Em fevereiro de 2014, o consórcio de águas PCJ escreveu os '25 mandamentos da estiagem'. O documento inspirou algumas cidades no tocante à medidas de reação à seca. Passados seis anos, nada aconteceu por aqui.

Se nada for feito nos próximos anos, certamente teremos que ir buscar água em Indaiatuba...

Estamos já passando do sinal amarelo para o vermelho.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003