Trem Republicado

Afinal, o que tem no vídeo do secretário de Governo, Francisco Procópio?

TERRATAVARES saiu em busca de relatos de pessoas que estavam na noite do episódio, na Casa do Norte do Lafaiete

Por da Editoria. em 20/10/2021 às 19:19:54

O assunto tem dominado as conversas para quem gosta de uma boa história envolvendo a política Saltense e com toda a certeza irá entrar para a história como um dos fatos mais curiosos que já aconteceu por aqui. O personagem central e o atual secretário de Governo da gestão Laerte Sonsin Jr., conhecido simplesmente como Procópio. O lugar, não poderia ser o mais inusitado: Casa do Norte de um ex-vereador que era líder do governo na gestão passada - tão combatida pelos atuais gestores da cidade.

Há outro personagem que também intriga. O empresário. Por não ser da vida pública, não vamos expor seu nome aqui, apesar de boa parte de quem vive a política da cidade saber de quem se trata. Ele não foi o autor do vídeo, mas sim, um dos que aparecem sendo intimidado e intimidando, porque não dizer, o secretário. Na última quarta-feira, 13, a equipe do TERRATAVARES durante toda a noite esteve na rua conversando com duas testemunhas que estavam presentes no dia e como não temos o vídeo, faremos o relato do que ouvimos.

Segundo averiguamos, Procópio estaria na casa desde as 19h30, acompanhado de sua chefe de Gabinete e marido (os quais também vamos preservar as identidades, mas destacamos que ambos foram citados na denúncia de corrupção que circulou por estes dias nos grupos de whatsApp). Um dos relatos conta que ele realmente estava bebendo, muito, bastante. Mas, quem nunca fez isso? Ao final da noite, houve uma conversa acalorada junto ao empresário na mesa central, ouvida por muitos e num determinado momento o secretário se levantou, foi até o balcão onde estava um casal e brincou com o homem, como quem desse tapas na cara.

Já era tarde da noite quando o empresário que estava acompanhado de outras duas pessoas saiu e foi para a calçada, fumar um cigarro. O secretário teria se levantado, dado a volta na porta e pego o empresário pela nuca, num gesto "carinhoso" de amizade e afagos impróprios, para este veículo, foram ditos em alto e bom som. Neste momento o vídeo já estava sendo gravado.

Há afirmações graves no vídeo? Dizem que sim! Os relatos confirmam? Confirmam apenas que muitas coisas foram ditas, inclusive que a mesa central em determinado momento riam e falavam da denúncia de corrupção que estavam envolvidos. O proprietário da Casa do Norte afirmou que no dia bastante gente estava lá curtindo o ambiente, logo, testemunhas desse episódio foram fáceis de se localizar. Mas um detalhe incomodou os vereadores. Num trecho do vídeo, o secretário se dirige aos vereadores utilizando o termo "bosta". Temos o áudio deste momento, que parece sim ser a voz do secretário, mas isto somente ele poderá confirmar.

Numa transcrição direta, apesar dos ruídos do fundo, afinal ele estava num bar, ouve-se:

"Os vereadorzinho é... (ruídos) tudo bosta (ruídos), tudo boooosta ...sabe o que é tudo bosta?

Neste ponto vale destacar um detalhe: o adjetivo empregado no áudio trata-se sim de uma opinião pessoal. O fato de envolver autoridades do município dão ao episódio um outro peso, pois envolve uma relação direta do executivo junto a câmara municipal. Se há alguma razão para esta afirmação do que os vereadores são ou deixam de ser, apenas a voz do áudio poderá explicar.

Por da Editoria.
Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003